11 2241-3999

Etiquetas para Pneus e Selo Inmetro

Etiquetas para Pneus e Selo Inmetro
Etiquetas para Pneus e Selo Inmetro
Etiquetas para Pneus e Selo Inmetro
Etiquetas para Pneus e Selo Inmetro
Este rótulo adesivo é semelhante aos rótulos já utilizados nos eletrodomésticos...

Detalhes Etiquetas para Pneus e Selo Inmetro

Descrição
Etiquetas adesivas para identificar o pneu, informar dimensões e características especificas, preço, exibir mensagens promocionais, imagens (SELO INMETRO) e garantir a impressão do código de barras e outras informações.

Materiais
Produzidas em material específico e homologado para aplicação em pneus, de propriedades especiais para tal aplicação, de marca Fasson modelo FASTYRE.

Principais benefícios
Alta resistência a rasgos, oleosidade do pneu, umidade e variações de temperaturas.

 

 

NOVA ETIQUETA ADESIVA PARA PNEUS 

 

Este rótulo adesivo é semelhante aos rótulos já utilizados nos eletrodomésticos, como máquinas de lavar louça e roupa.

 
Com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, A partir de outubro de 2016, todos os pneus novos devem conter o novo selo, pneus novos começarão a receber o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (etiqueta Inmetro).
 
De acordo com o PBE, três informações serão fixadas nos pneus: resistência ao rolamento, aderência ao molhado e ruído externo. Todos esses critérios visam mostrar aos consumidores as vantagens e desvantagens de cada produto.
 
O PBE será adotado em pneus radiais para carros, picapes, utilitários, vans, caminhonetas, caminhões e ônibus. Obviamente, cada um será testado e certificado dentro de suas categorias. Vale ressaltar que o modelo brasileiro é baseado no europeu, porém, por aqui é necessário respeitar limites mínimos estabelecidos para os três quesitos, enquanto na Europa os parâmetros são apenas indicações, não imposições.
 
 
A Nova etiqueta de pneus entrou em vigor em toda a Europa, surgindo com a aspiração de destacar as prestações em eficiência e segurança dos novos pneus. 
 
A etiqueta de pneus foi criada com o objetivo de ajudar os consumidores a comprar pneus mais amigos do ambiente e mais seguros, a partir de três critérios indicados: resistência ao rolamento, travagem em piso molhado e nível de ruído exterior. A partir de agora, todos os pneus para veículos de passageiros e pesados devem incluir esta informação no ponto de venda.
 

 

Aderência em piso molhado

 

O papel mais importante de um pneu é o de fornecer segurança – em todas as condições. A aderência em piso molhado é uma das características de desempenho mais importantes.

O rótulo adesivo será apresentado numa escala de 7 níveis em que pneus com um “A” fornecem os níveis mais elevados de aderência em piso molhado e “G” representa o mais baixo. 

 

Eficiência de consumo de combustível

 

 

O novo rótulo apresentará níveis diferentes de “resistência ao rolamento”, sendo A o mais “eficiente em termos de combustível” e G o pior. A seta preta (neste caso, B) ao lado da escala indica o nível de desempenho do produto. 

 

 

O ruído do tráfego é um problema ambiental relevante, determinado:

  • Pela intensidade de tráfego e tipos de veículos
  • Pelo estilo de condução
  • Pela interação pneu/estrada

Os níveis de ruído exterior estão divididos em 3 categorias e medidos em decibéis (dB) em comparação com os novos níveis de ruído exterior para pneus europeus a serem introduzidos até 2016.

Responsabilidades dos fornecedores de pneus (Fabricantes e Importadores)

Quando os pneus são entregues ao cliente, devem ser fornecidos com um rótulo adesivo para cada dimensão e tipo de pneu durante a entrega, semelhante ao rótulo apresentado abaixo. Este requisito pode também ser cumprido aplicando o rótulo como um autocolante em cada pneu.

Todo o material técnico e promocional deve indicar os valores do rótulo para cada pneu de uma forma compreensível. Os sites do fabricante e do distribuidor podem também indicar as informações do rótulo dos pneus fornecidos. 

 

Responsabilidades dos distribuidores de pneus (Retalhistas, Lojas e Oficinas de pneus para utilizadores finais)

Para pneus de veículos ligeiros de passageiros e mercadorias, devem garantir que:

  • Cadapneu apresenta o autocolante do rótulo numa posição claramente visível; ou
  • Antesda venda do pneu, as informações do rótulo serão apresentadas ao utilizador final, e um rótulo deve estar claramente visível perto do pneu.

As informações do rótulo devem ser fornecidas quando os pneus disponíveis para venda não estejam visíveis ao cliente.

Todos os distribuidores de pneus (para automóveis, veículos ligeiros de mercadorias, camiões e autocarros) devem garantir que os valores do rótulo, relativos a qualquer pneu adquirido, devem estar também indicados no recibo ou ser fornecidos a com mesmo.

 

 

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (fonte site Inmetro)

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro, fornece informações sobre o desempenho dos produtos, considerando atributos como a eficiência energética, o ruído e outros critérios que podem influenciar a escolha dos consumidores que, assim, poderão tomar decisões de compra mais conscientes. Ele também estimula a competitividade da indústria, que deverá fabricar produtos cada vez mais eficientes.

Mais informações em: http://www2.inmetro.gov.br/pbe/conheca_o_programa.php

Veja outros tipos de Etiquetas Adesivas